Crente pode assistir a Copa do Mundo?

Primeiramente, quero dizer que essa dúvida é pertinente apenas em alguns meios cristãos (como a CCB, onde congrego), pois em outros não há qualquer tabu em relação a isso (seja isso bom ou mau). Também é bom dizer que essa pergunta já foi mais pertinente em outros anos, quando o brasileiro parecia muito mais interessado em futebol. Os seguidos insucessos da Seleção, somados aos problemas políticos do país tem feito o povo se distanciar um pouco da sua “paixão nacional”. Na minha cidade, por exemplo, só vi uma única rua enfeitada para a copa, e estou escrevendo esse texto há poucas semanas do início do evento.

Bem, ressalvas feitas, vamos ao assunto: primeiro que não vivemos debaixo de uma “lei”, como a Israel do Velho Testamento vivia. Logo, essa dualidade “pode/não pode” não faz sentido. Não seremos salvos pelos pontos que conseguirmos ao fazer “o que pode”, menos os pontos perdidos por fazermos “o que não pode”. Na verdade, somos salvos pela graça de Deus em Cristo, que doou a si mesmo em favor dos nossos muitos pecados. Em Cristo, a Lei foi cumprida, e não vemos no Novo Testamento e nos ensinamento dos apóstolos a ideia de que costumes culturais ferem a graça de Deus, exceto os que levam a idolatria ou a prostituição.

Direto ao ponto: o simples fato de assistir esporte — seja o futebol da tv ou o seu filho no torneio da escola — não é pecado. Não tem como demonizar isso. Não há qualquer base bíblica. Mas como dissemos, os problemas surgem nos costumes culturais que ferem os princípios de Deus.

Por exemplo: o problema não está no simples fato de assistir futebol, e sim na forma idolatra que alguns tratam o futebol; vivendo, matando e morrendo por causa do seu time e dos seus jogadores preferidos, tratados como “ídolos”. Essa idolatria certamente não convém a cristãos.

Outro problema também está no ambiente que alguns escolhem. Não há problema nenhum em assistir uma partida esportiva em casa, com a família ou amigos. O problema está no exagero de alguns: álcool, bares e coisas do tipo. Será que o exagero — seja qual for — convém ao cristão?

Em Gálatas 5, a temperança (ou o “domínio próprio”, dependendo da tradução) é citada como um dos “frutos do Espírito Santo. Em contrapartida, as brigas, bebedeiras e idolatria são citadas no mesmo texto como “obras da carne”.

Creio que o texto de Gálatas 5 deixam as coisas bem claras.

“Porque vocês, irmãos, foram chamados à liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à carne; pelo contrário, sejam servos uns dos outros, pelo amor.”
Gálatas 5:13 NAA

Ou seja, não estamos mais debaixo de regras religiosas que nos dizem o que podemos ou não podemos fazer, pois não são nossos méritos que nos salvam, e sim o sacrifício de Cristo. Mas também não podemos entender essa liberdade como ocasião para dar vazão aos desejos carnais. Afinal, se morremos com Cristo, como diz em Colossenses, então não faz mais sentido viver governado pela carne, não é?

No mais, que cada um faça seu próprio julgamento. A pergunta não é se “eu posso ou não assistir uma partida de futebol”, mas “em que condições estarei fazendo isso”, e “se tenho condições de fazer isso, sem entristecer o Espírito Santo de Deus” (1 Tessalonicenses 5). E que esse mesmo Espírito seja o seu guia nesta e em todas as outras perguntas cristãs frequentes.

E você, o que acha? Tem alguma observação a fazer? Então deixe a sua opinião nos comentários (mas, sem tretas, hein!).

RESPOSTAS PARA OUTRAS PERGUNTAS CRISTÃS FREQUENTES VOCÊ ENCONTRA AQUI.

Anúncios

2 comentários sobre “Crente pode assistir a Copa do Mundo?

  1. Muito pertinente a postagem.
    Traz uma reflexão bem positiva para nós Cristãos, onde podemos aplicar isso em várias outras coisas em nossas vidas.
    O blog tem me ajudado a entender muitas coisas, e a refletir sobre outras que nem ao menos tinha pensado.
    Deus abençoe pelo texto!

    Curtir

E você? O que pensa sobre o assunto? Comente abaixo e enriqueça a discussão!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s