Filipenses 2:4-11: “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha”

Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.

Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: “Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz. Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai”. (Filipenses 2:4-11)

No capítulo 2 da carta aos Filipenses, Paulo recomenda a trocar nossa mentalidade humana e diabólica pela mentalidade de Jesus, deixando a vangloria e abraçando a humildade.

Ao ler sobre o exemplo de humildade de Jesus, eu também me.lembro de como o diabo escolheu o caminho justamente inverso: era anjo e quis ser Deus, não foi humilde, não obedeceu e se rebelou, e promoveu uma rebelião… E assim foi rebaixado por Deus, e derrotado, como já sabemos em Apocalipse.

Talvez, a única vitória que o diabo espera conquistar é poder levar com ele o maior número de pessoas possível, e essa é uma batalha não apenas espiritual, mas também mental e cultural. Se o mundo jaz no maligno, é justamente neste mundo que vemos a “filosofia de vida do diabo” se refletindo em cada vez mais pessoas: a vanglória, o culto ao “eu”, o preferir a si mesmo e danar o próximo para alcançar seus objetivos. Ate mesmo as boas ações praticadas neste mundo revela o egoísmo e a vontade de abraçar de ser glorificado.

Esse “culto ao eu” não passa de mais uma das tantas faces da idolatria, onde o seu deus é você mesmo, e você se acha o merecedor, ou até mais merecedor do que os outros. Sim, é verdade que muitas das vezes trabalhamos mais e melhor, e com mais dedicação do que muitos, e isso nos tornaria merecedores da tal gloria. Mas a questão é justamente essa: o que você faz quando está por cima? Qual é o seu comportamento quando você “tem a faca e o queijo na mão”?

O diabo se achou igual a Deus, assim como seu discípulo Hamã de achou o único digno das vestes do rei; enquanto Jesus se fez servo, e escolheu a cruz para que todos pudessem participar da sua glória, assim como o seu discípulo Mardoqueu, que mesmo tendo salvado a vida do rei, não foi ao palácio cobrar recompensas.

A pergunta fe hoje é: nossas atitudes refletem ao diabo ou a Cristo? A Hamã ou a Mardoqueu?

Não se engane: as duas naturezas habitam dentro de nós. O sopro das nossas narinas é divino, assim como a ação do Espírito Danto que habita em nós. Mas também temos uma carne herdeira do pecado, que tende a reproduzir o mal que aprendemos. Tem horas que agimos como Jesus, mas tem horas que agimos, ou pensamos como Lúcifer, e é essa a nossa tentação. Cabe a nós ouvir as mesmas palavras que Deus disse a Caim, quando este se viu diante da mesma tentação:

“… o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo.” (Gênesis 4:7 NTLH)

Enfim, sabemos como fazer o bem e o mal, e sabemos que somos salvos ao mesmo tempo que ainda somos tentados pelo pecado. Cabe a nós nos olharmos para as nossas vidas, e procurar força no Deus que nos fortalece, para que possamos vencer nossa própria natureza humana, para que Cristo brilhe em nós.

A coluna “Exemplos da Bíblia“, aparecerá por aqui todas as quartas. Clique aqui para ler outros textos sobre Filipenses.

Anúncios

E você? O que pensa sobre o assunto? Comente abaixo e enriqueça a discussão!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s