Filipenses 1:20-21: “Viver é Cristo, morrer é lucro”

O meu grande desejo e a minha esperança são de nunca falhar no meu dever, para que, sempre e agora ainda mais, eu tenha muita coragem. E assim, em tudo o que eu disser e fizer, tanto na vida como na morte, eu poderei levar outros a reconhecerem a grandeza de Cristo. (Filipenses 1:20 NTLH)

Palavras de um Paulo encarcerado em uma de suas maiores provas. É interessante prestar atenção neste versículo, onde ele expressa o seu desejo de nunca falhar no seu dever de servir a Deus, e ter coragem, ainda mais depois de viver momentos como os que ele viveu. Afinal, a lógica é: quanto mais dura a prova, mais destemidos e corajosos ficamos. Como o próprio Paulo dizia em Romanos 5, as provas produzem perseverança e experiência em nós.
O raciocínio de Paulo era simples: a situação que ele estava vivendo o faria ainda mais destemido para enfrentar qualquer situação após essa provação. Nos versículos anteriores, Paulo dizia sobre como sua prisão estava encorajando as pessoas a pregarem mais o Evangelho, e na verdade , ele também esperava ser encorajado através da sua própria prova.
Como diz o nosso velho jargão, “prova não mata o crente”. Que nós, em momentos de provações duras, possamos raciocinar como Paulo, e buscar em Deus essa convicção, e sermos encorajados e experimentados, como soldados experientes, que já enfrentaram de tudo. Que possamos nos aproximar mais de Deus, rever valores, desejos, planos. Avaliar vitórias e derrotas, e inclusive, dar graças a Deus por termos perdido algumas coisas que talvez nem precisávamos tanto quanto achavamos. 
E que possamos encontrar nossa suficiência apenas em Cristo. Que a sua Graça nos baste. Que possamos, de coração, ter o desprendimento de Paulo, e nos sentirmos felizes em morrer para encontrar Cristo, ou em viver para fazer com que o mundo encontre Cristo.
“Viver é Cristo, morrer é lucro”. Para quem está verdadeiramente em Cristo, não há derrota, porque tanto nos momentos favoráveis como nos desfavoráveis, estamos com Aquele que nos faz mais do que vencedores unicamente pelo Seu amor. 
E, quanto as demais coisas? Ele acrescenta, não é?

Anúncios

E você? O que pensa sobre o assunto? Comente abaixo e enriqueça a discussão!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s