COMO LIDAR COM SITUAÇÕES ADVERSAS QUE ESTÃO FORA DO SEU CONTROLE? Estar preso injustamente já seria algo desesperador para qualquer um de nós. Agora, estar preso, e receber a notícia de que alguém está se aproveitando da sua prisão para instalar o caos na sua área de atuação deve ser algo ainda mais desesperador.

“É verdade que alguns deles anunciam Cristo porque são ciumentos e briguentos; mas outros anunciam com boas intenções. Estes fazem isso por amor, pois sabem que Deus me deu o trabalho de defender o evangelho. Os outros não anunciam Cristo com sinceridade, mas por interesse pessoal. Eles pensam que assim aumentarão os meus sofrimentos enquanto estou na cadeia.

Mas isso não tem importância. O que importa é que Cristo está sendo anunciado, seja por maus ou por bons motivos. Por isso estou alegre e vou continuar assim.”

(Filipenses 1:15-18)

Fico me imaginado sendo preso injustamente, e na prisão, receber a notícia de que hackearam o Eita Mocidade, e que os hackers agora postam mensagens que deturpam o Evangelho… Dá uma sensação ruim só de pensar…

Era mais ou menos isso que estava acontecendo com Paulo: ele estava preso, de maneira injusta, e ainda ficou sabendo que gente estava fingindo pregar o Evangelho, apenas para o aborrecer. Imagina o misto de sentimentos que uma pessoa carrega em si numa situação dessas?

Impotência.

O mesmo sentimento que sentimos quando alguma situação foge o nosso alcance: o filho nas drogas, o marido que se foi, a empresa atropelada pela crise, o parente doente numa cidade distante… E você aqui, de mãos atadas, sem poder fazer nada a respeito.

Quantas vezes eu me sinto assim, e quantas vezes me atibulo, me angustio…

Mas, ao ler Filipenses, sinto Deus colocando meu coração no lugar novamente. Vejo um Paulo que tinha tudo para estar muito atribulado, e que poderia escrever cartas praguejando seus inimigos, mas ele respira fundo, e dá graças a Deus porque de uma forma ou de outra, Cristo está sendo glorificado.

Somente coração em paz, que alcançou suficiência em Cristo, e que confia plenamente que Deus está sobre o controle de qualquer situação pode agir assim em momentos como esses. Isso é para alguém que tem toda a certeza de que, nao importa quão bagunçada esteja a situação, consegue repousar seu coração em Deus, e simplesmente crer que a vontade d’Ele impera acima de toda essa bagunça, e que ao seu mandar, todo o vendaval cessa.

Que Paulo possa ser um exemplo para todos nós hoje, inclusive para mim.

A coluna “Exemplos da Bíblia“, a partir de hoje, aparecerá por aqui todas as quartas. Clique aqui para ler outros textos sobre Filipenses.

Anúncios