Filipenses 1:15-18: Quando a situação foge do nosso controle

COMO LIDAR COM SITUAÇÕES ADVERSAS QUE ESTÃO FORA DO SEU CONTROLE? Estar preso injustamente já seria algo desesperador para qualquer um de nós. Agora, estar preso, e receber a notícia de que alguém está se aproveitando da sua prisão para instalar o caos na sua área de atuação deve ser algo ainda mais desesperador.

“É verdade que alguns deles anunciam Cristo porque são ciumentos e briguentos; mas outros anunciam com boas intenções. Estes fazem isso por amor, pois sabem que Deus me deu o trabalho de defender o evangelho. Os outros não anunciam Cristo com sinceridade, mas por interesse pessoal. Eles pensam que assim aumentarão os meus sofrimentos enquanto estou na cadeia.

Mas isso não tem importância. O que importa é que Cristo está sendo anunciado, seja por maus ou por bons motivos. Por isso estou alegre e vou continuar assim.”

(Filipenses 1:15-18)

Fico me imaginado sendo preso injustamente, e na prisão, receber a notícia de que hackearam o Eita Mocidade, e que os hackers agora postam mensagens que deturpam o Evangelho… Dá uma sensação ruim só de pensar…

Era mais ou menos isso que estava acontecendo com Paulo: ele estava preso, de maneira injusta, e ainda ficou sabendo que gente estava fingindo pregar o Evangelho, apenas para o aborrecer. Imagina o misto de sentimentos que uma pessoa carrega em si numa situação dessas?

Impotência.

O mesmo sentimento que sentimos quando alguma situação foge o nosso alcance: o filho nas drogas, o marido que se foi, a empresa atropelada pela crise, o parente doente numa cidade distante… E você aqui, de mãos atadas, sem poder fazer nada a respeito.

Quantas vezes eu me sinto assim, e quantas vezes me atibulo, me angustio…

Mas, ao ler Filipenses, sinto Deus colocando meu coração no lugar novamente. Vejo um Paulo que tinha tudo para estar muito atribulado, e que poderia escrever cartas praguejando seus inimigos, mas ele respira fundo, e dá graças a Deus porque de uma forma ou de outra, Cristo está sendo glorificado.

Somente coração em paz, que alcançou suficiência em Cristo, e que confia plenamente que Deus está sobre o controle de qualquer situação pode agir assim em momentos como esses. Isso é para alguém que tem toda a certeza de que, nao importa quão bagunçada esteja a situação, consegue repousar seu coração em Deus, e simplesmente crer que a vontade d’Ele impera acima de toda essa bagunça, e que ao seu mandar, todo o vendaval cessa.

Que Paulo possa ser um exemplo para todos nós hoje, inclusive para mim.

A coluna “Exemplos da Bíblia“, a partir de hoje, aparecerá por aqui todas as quartas. Clique aqui para ler outros textos sobre Filipenses.

2 comentários em “Filipenses 1:15-18: Quando a situação foge do nosso controle

  1. Amém!!!!
    Que, ainda que “presos”, possamos estar livres para glorificar a Deus em qualquer situação.. Não há coisa melhor! ❤

    Curtir

E você? O que pensa sobre o assunto? Comente abaixo e enriqueça a discussão!

