Éden: Mais que uma história sobre maças e pecado

Quando se fala em Eva, Adão, o senso comum logo nos leva à imagem da mulher mordendo “a maçã do pecado”. Aliás, quando se fala em pecado, logo se pensa em sexo (e por isso a imagem da maçã e da mulher sempre é apresentada de maneira sensual). Isso só mostra como a nossa cultura e o senso comum foi nos distanciando, através dos tempos, da mensagem principal dos primeiros capítulos de Gênesis.

Não só o senso comum, mas a ciência também, que com todo o seu empirismo, vive perguntando para Gênesis onde estão os dinossauros, e as evidências da evolução das espécies que Darwin teria descoberto.

No fim, a história do início, do Gênesis, foi reduzida a uma teoria cientifica sem base cientifica, ou a uma loucura religiosa para negar a “sábia ciência”, ou então a história de um Deus que criou um mundo perfeito, mas que por algum motivo esqueceu a “árvore maldita” no meio do jardim, o que acabou prejudicando toda a humanidade.

O Éden não é apenas uma história sobre maças, pecados e criação da humanidade. O Éden é uma história de amor. A maior de todas elas. Já parou pra pensar nisso? 

Foi no Éden que Deus começou a ensinar ao ser humano o que é o amor. Porque sabemos bem que para o amor não basta palavras. Só se ama de verdade quando as atitudes demonstram. Então, não bastava Deus dizer para Adão que o amava, Deus tinha que mostrar isso à ele. E, como disse Jesus, é muito fácil amar que é digno de amor, mas, e se você caísse a ponto de não merecer qualquer atitude de amor? E se mesmo assim alguém continuasse te amando? E se mesmo depois de você trair o seu criador, fazendo algo motivado por um desejo de usurpação (a serpente disse que eles seriam como Deus [Gn3.3]) esse Deus ainda o amasse a ponto de, ao invés de te matar, costurar roupas com pele de cordeiro para cobrir sua vergonha, e ainda te fazer uma promessa de redenção (prometendo a Eva que dos filhos dela sairia Aquele que pisaria a cabeça da serpente)?

Entende como o Éden é uma história de amor?

Mas aí alguns perguntariam: “porque então Deus não criou o homem em perfeição?”

Gente, essa resposta é tão óbvia…

Deus não criou o homem em perfeição. Deus ESTÁ CRIANDO o homem em perfeição. A obra que Ele começou em Adão ainda não terminou. Em Adão, Deus esculpiu um boneco de barro, e desde então Deus está aperfeiçoando esse boneco. Mas ele não está aperfeiçoando esse boneco através de leis, doutrinas ou medos. Ele está aperfeiçoando esse boneco da melhor forma: em amor. Não há amor em bonecos de barro. Não há perfeição em bonecos de barro. Mas Deus amou tanto essas criaturinhas, mostrando para elas que mesmo lá no fundo do poço do pecado, sendo inimigos Dele, Ele nos ama e nos resgata. Um amor tão grande e profundo que constrange:

“Porquanto o amor de Cristo nos constrange, porque estamos plenamente convencidos de que Um morreu por todos; logo, todos morreram. E Ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (2 Corintios 5:14-15)

Um amor que muda algo em nós, que nos conquista, que gera em nós a vontade de sermos para Ele aquilo que Ele é para nós. Essa é a obra de perfeição. Perfeição no amor.

Entende? Deus não errou no Éden. Ele não esqueceu a arvore lá. Aquilo tudo fazia parte do plano de perfeição, de redenção. Éden é mais que uma história sobre maças e pecado. É uma história de amor.

(Inspirado por esses pensamentos que tem me tomado nos últimos dias, escrevi um pequeno conto sobre o assunto, chamado “Quem inventou o amor?”. Essa pequena história se passa no Éden, e brinca com essas conceitos que eu apresentei no texto. Certeza que vocês vão gostar! Está lá no Wattpad! Leitura rapidinha! Vai lá! http://bit.ly/QuemInventouOAmor )

 

Anúncios

E você? O que pensa sobre o assunto? Comente abaixo e enriqueça a discussão!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s