“Roupa de Natal”: tentando entender os caminhos de Deus

“E EU AGRADEÇO A DEUS PORQUE ELE PREPAROU MINHA ROUPA DE NATAL…”. Esse foi o testemunho de uma irmãzinha não batizada, que deve ter seus 15 anos, no máximo, neste domingo, na nossa reunião de jovens. Um testemunho incomum de se ouvir dentro da Congregação Cristã no Brasil, onde congrego, que é uma das denominações brasileiras que não comemora festas de natal e páscoa.

O testemunho da jovem irmãzinha foi recebido com estranhamento e risos já esperados. A primeira coisa que vem à nossa cabeça é coisas como “não comemoramos natal”, “isso está fora da doutrina”, “isso é idolatria!”.

E é verdade. O natal, a festa do dia 25 de dezembro que a igreja católica atribuiu ao nascimento de Jesus, não tem fundamementação biblica, descende na verdade das festas pagãs em homenagem ao “deus sol”, cultuado em muitas culturas antigas. Quando Constantino se disse convertido ao cristianismo – isso lá nos tempos da Roma antiga – todos acharam uma bênção no início, pois significava que o império romano pararia de perseguir e matar cristãos.

O império romano parou de matar cristãos, e começou a matar o cristianismo. Foi o império romano que introduziu práticas pagas ao cristianismo que perduram até hoje em algumas religiões, como o culto a imagens, por exemplo.

Mas isso é um assunto para um outro texto. Não vamos perder o foco!

A verdade é que Deus se usa de tudo! Isso é um grande motivo para glorificarmos a Ele! Deus é todo poderoso! E precisamos entender melhor o conceito de “todo poderoso”: ser todo poderoso não é ser como um superherói dos filmes, que opera além das leis da fisica. Set todo poderoso é ter a permissão para fazer todas as coisas.

E Deus é todo poderoso. Tem permissão para fazer todas as coisas. Tem permissão para vir por todos os caminhos. Ninguém pode impedi-lo, ou dizer que isso ou aquilo está errado. E se Ele quis preparar a roupa de natal da nossa irmãzinha? E se Ele quis mostrar seu poder e misericórdia à ela dessa maneira? A moça estava chorando de gratidão a Deus. Ela nunca vai se esquecer disso.

Deus usa tudo, essa é a lição que ficou pra mim. Me lembrei de Jó. Satanás foi pedir permissão para Deus para tocar na vida de Jó. Alguns questionam como um Deus bom “entregou” Jó nas mãos do diabo desse jeito… Mas Deus pode tudo, e Deus usa tudo! Jó nem sabia que na maior miséria da sua vida, desprezado por todos, Deus estava criando algo tão poderoso que hoje, milhares de anos depois, seu testemunho ainda daria forças a muitos que estão em dificuldade. Glória a Deus!

A bíblia diz que foi Deus quem “fechou a madre” de Ana, não a deixando ter filhos. A bíblia diz que foi Deus quem endureceu o coração de faraó contra os hebreus no Egito. E foi Jesus quem disse que Pedro o negaria. Deus usa de situações incomuns na nossa vida e na história da humanidade para que sua boa vontade se estabeleça, e para que testemunhos gloriosos sejam gerados.

Conclusão: tudo é permissão de Deus, para que uma boa obra seja feita. Seja a roupa de natal da irmãzinha, a sua enfermidade, ou a falta de emprego, ou o surgimento da igreja católica: tudo permissão de Deus. Os caminhos dEle são insondáveis (Romanos 11)! Os pensamentos dEle são mais altos que os nossos (Isaías 55)!

Vamos dar glória a Deus pelas nossas provas, pela roupa de natal da irmãzinha, e por tudo o que Deus permite, ainda que isso vá além do nosso entendimento. Porque tudo é permissão de Deus, e a vontade dEle é boa, perfeita e agradável!

Glória a Deus!

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente, Amém!”
(Romanos 11, 33 ao 36)

Ps.: A imagem do post não tem muito a ver com o texto, mas achei tão bunitinha, que acabei não resistindo… :3

Anúncios

E você? O que pensa sobre o assunto? Comente abaixo e enriqueça a discussão!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s