TERMINEI DE LER ISAÍAS! GLORIA A DEUS! 🙂 Sempre quis ler esse livro. Tentei por algumas vezes, mas acabei desistindo… Mas dessa vez, consegui! Graças a Deus!

NÃO É FÁCIL! OH…

Uma das dificuldades que se enfrenta é o tamanho do livro: 66 capítulos! E todos com muitos versículos! Não é algo para se ler em um mês! Eu mesmo, acho que demorei três ou quatro! Confesso que por muitas vezes elme descuidei da leitura, ficando até mais que uma semana sem abrir a bíblia…

Não é fácil manter uma rotina de leitura bíblica na correria de hoje. Tem horas que o cansaço vai falar mais alto, e que o tempo vai faltar mesmo. Mas o que importa é não desistir: uma semana depois, vocês acham que eu estava desanimado e com vontade de desistir? Que nada! Pegava minha bíblia e voltava de onde parei.

POR QUE NÃO LER NO CELULAR?

Aliás, “pegar a bíblia” em 2015 é tão fácil quanto abrir um aplicativo no celular. Eu uso a “Bíblia You Version”, o aplicativo mais popular. Tem pra andróids e iPhone, e nele você encontra várias versões e idiomas. Tem desde a clássica ARC (Almeida Revista e Corrigida) que costumamos a usar na CCB, até a NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje), que como sugere o nome, deixa a leitura bem facinha, mas sem tirar o sentido original dos textos. O bom de ler no celular é que você carrega a bíblia e pode ler em qualquer lugar. Eu mesmo, li quase tudo no onibus, indo pro trabalho…

ESSA TRADUÇÃO NOVA É FACINHA DE ENTENDER, E LINDA…

Confesso que ler Isaías na versão NTLH foi um dos principais fatores para que eu não desistisse. A versão tradicional – especialmente em Isaias – tem palavras bem complicadas, é difícil você se manter animado quando lê algo e não entende o que leu. O contrário acontece quando você entende o que lê: da vontade de não parar mais, ainda mais quando se trata de um dos livros mais lindos de toda a Bíblia! 🙂

LIVRO LINDO!

Aliás, que livro lindo! Isaías é um livro que fala do amor e da ira de Deus. Eu mesmo nunca havia entendido muito bem esse lado “irado” de Deus. Por mais que sempre tenha entendido a ira de um Deus santo que criou um mundo perfeito e deu a seres humanos perfeitos, que o traiu e destruiu a si mesmo e ao mundo, algo ainda faltava no meu entendimento disso tudo. E ler Isaías com calma, meditando em cada capítulo me fez entender isso. Sabe, lendo o livro, você percebe que entre profecias de ruínas para as nações está o chamado ao arrependimento, a afirmação de amor de um Deus para com o ser humano, mesmo com todo o pecado que ele produz, e principalmente a Promessa de salvação, o Messias. Isaías foi o profeta que mais pregou sobre a vinda de Cristo. O amor de Deus antecede a sua ira. A ira de Deus se manifestará àqueles que rejeitaram o seu amor.

Deus é bom, cheio de misericórdia e perdoador, a ponto de dar seu próprio filho em favor de todos nós. A ira de Deus virá a todo aquele que, de coração tão duro, rejeitou ninguém menos que o filho de Deus.

Como você se sentiria se alguém desprezasse seu filho? Então, da pra entender um pouco da ira de Deus agora, não dá?

CONCLUSÃO

Isaías é um livro lindo, vale a leitura! Muito! Se você se sentiu convidado a desbravar esse mundo novo, rsrs, então venha! Não se preocupe com a freqüência, com quantos capítulos você vai ler por dia. Leia com calma, medite em cada capítulo. Isaías é um livro lindo! Lindo!

Quantas vezes eu abri Isaías em momentos de aflição e pude lembrar de palavras antigas e recentes que Deus tem mandado! Quantas vezes aqueles textos acalmaram a minha alma! Parecia que tinham sido escritos especialmente para mim! E de fato foram! Especialmente para mim e para você, que crê na Palavra de Deus!

Nós temos uma preciosidade em casa! A resposta para as nossas aflições! Por muito tempo esse tesouro permaneceu trancado e disponível apenas aos que podiam pagar fortunas. Em muitos lugares, portar um livro como esse em casa pode significar prisão e morte. Vamos valorizar nossa liberdade! Vamos valorizar nossas bíblias! Que ela não seja apenas um enfeite de estante ou mais um aplicativo no nosso celular!

