“O CULTO PEGOU FOGO!” – eles dizem – “O Espirito Santo se manifestou! Pessoas falaram em línguas! Eles pularam, sapatearam!”

Glória a Deus por isso! E que bom participar de cultos assim!

Pois assim também foi em Atos 2:

“De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.
E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava” (Atos 2:2-4)

E a dispensação do Espírito Santo ainda é válida. E uma promessa de Deus para nós, nos últimos tempos:

“E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.
Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias.”
Joel 2:28,29

Tanto que Paulo escreveu conselhos gloriosos à igreja da cidade grega de Corinto. Está la, em 1 Coríntios 14:

Gostaria que todos vocês falassem em línguas, mas prefiro que profetizem. Quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que as interprete, para que a igreja seja edificada.
1 Coríntios 14:5

Olha só como Paulo incentiva a busca pelo dom de profetizar! “Quem fala em língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a igreja. (1 Coríntios 14:4)”. Mas a profecia da qual Paulo fala aqui é a profecia inspirada pelo Espirito Santo, e não palavras aleatórias e jargões evangélicos jogados ao vento. Há de se tomar cuidado. Profecia sem inspiração do Espírito Santo alimenta ilusões. Conheço, aqui perto, o caso de um “profeta” que pregou casamento para uma moça. O tempo prometido na profecia já passou e a moça está solteira. E ai? Quem repara esse dano?

E ainda temos mais a falar sobre o assunto.

“O culto pegou fogo!” – eles dizem – “A oração na casa da irmã fulana varou a madrugada!”. Não duvido da presença do Espirito Santo nesses eventos. Afinal, se o Espírito Santo fosse depender da nossa perfeição para nos visitar… Ninguém aqui seria visitado. Mas, o problema é que muitos de nós temos uma visão incompleta de quem é o Espírito Santo. Ele não está aqui apenas te fazer chorar e falar em línguas durante o culto. Ele quer mudar os rumos da sua vida!

Lembre-se do que Jesus disse à Nicodemos:

“Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.”
João 3:5,6

“O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”.
João 3:8

O Espirito Santo quer te renovar! O batismo é morrer para a carne, e nascer para o Espirito. E fazer a sua vontade, e viver na sua guia, assim como o vento que simplesmente sopra, sem saber para onde vai. O Espírito Santo quer que sejamos como o vento. Ele quer pegar na nossa mão e nos levar para lugares e situações que nem mesmo nós sabemos no que vai dar, mas cremos na Sua guia. Ainda que essas situações incluam provações.

Quem levou Jesus para ser tentado no deserto?

“Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.”
Mateus 4:1

E outra: nascidos na carne é carne, e nascidos no Espírito é espírito”. Não foi assim que Jesus nos ensinou?

Então como podemos pular, sapatear e falar em línguas, orar e pregar durante os cultos e aceitar uma vida na carne quando colocamos os pezinhos fora da casa de oração?

Olhe também o que Paulo escreveu aos Romanos:

“Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.
A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;
a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.
Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.”
Romanos 8:5-8

“A mentalidade da carne é morte…”. Acho que isso já diz tudo.

Aliás, Paulo disse aos Gálatas que é muito fácil perceber se você vive na carne ou no Espírito. Encare os versos a seguir como quem faz aqueles testes de “Revista Capricho” para saber se está o não agradando o namorado. (As meninas acima dos 20 vão lembrar bem dessa época, rsrs).

Assinale um “x” para todas as obras abaixo que você eventualmente pratica:

Ora, as obras da carne são manifestas: (  )imoralidade sexual, (  )impureza e libertinagem;
(  )idolatria e feitiçaria; (  )ódio, (  )discórdia, (  )ciúmes, (  )ira, (  )egoísmo, (  )dissensões, (  )facções
e inveja; (  )embriaguez, (  )orgias e (  )coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
Gálatas 5:19-21

Da mesma forma, assinale um “x” para todos os frutos abaixo que você eventualmente cultiva :

Mas o fruto do Espírito é (  )amor, (  )alegria, (  )paz, (  )paciência, (  )amabilidade,(  ) bondade, (  )fidelidade,
(  )mansidão e (  )domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”
Gálatas 5:22,23

E então? Qual foi o resultado do seu teste? rsrs..

Tenho certeza que todos nós praticamos obras da carne, e também cultivamos frutos do Espírito. Deus começou a fazer uma obra m nós, logo é normal que algumas coisas do “velho homem” ainda habitem em nós. Esse texto é para te lembrar que  Espírito Santo habita em você. E que temos que nos engajar! Procurar cada vez mais viver no Espírito e cada vez menos viver na carne. Não basta “sentir Deus” na igreja e não amar o próximo quando cruzar às portas. Não basta dizer que é cheio do Espírito, mas se negar a fazer a vontade de Deus. Vamos abraçar de uma vez por todas o Espírito Santo, e abandonar o que é do mundo!

Eu mesmo tenho um longo trabalho pela frente. Tenho certeza que você também.

Mas, como disse Jesus, o Espírito Santo nos guiará em toda a verdade:

“Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade.” (João 16:13)

Ele nos pegará pelas mãos, nos conduzirá, nos carregará, se necessário for. E por Ele, Deus nos ensinará todas as coisas, e nossas vidas e atitudes vão mudar, e seremos cada vez mais, e a cada dia mais aquilo que Deus nos desenhou para ser: Sua imagem e semelhança.

Que Deus nos abençoe!

Anúncios