Mateus 6:33: O Reino

“MAS, BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS E SUA JUSTIÇA E TODAS ESSAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS”: se pararmos pra pensar, Jesus nos deu uma fórmula tão fácil. Nesta pequena frase, Ele garantiu todo o nosso suprimento material para que tivéssemos liberdade para buscar aquilo que é espiritual. Afinal, como pensaríamos em salvação da alma se estivéssemos de barriga vazia, ou enfermos?

Assim, tendo em mãos a “promessa da provisão divina”, estamos livres para focarmos na busca do Reino de Deus e da sua justiça.

Mas o que isso significa? Será que uma vez tendo nossos suprimentos garantidos pela promessa de Jesus já podemos largar nossos empregos e passar o dia todo na igreja “buscando o reino”?

Óbvio que não.

A Palavra de Deus nunca incentivou ninguém a “cruzar os braços” e esperar que Deus jogasse coisas do céu. Temos que trabalhar, estudar, pagar nossas contas… Mas nada disso pode atrapalhar a nossa busca pelo Reino e a sua justiça, pois sobre as coisas materiais, já sabemos o que Cristo nos garantiu: elas serão acrescentadas.

Mas bem sabemos o quanto a busca pelo material atrapalha nosso espiritual. De repente, nossas orações não falam mais do Reino, mas são ocupadas inteiramente pelas preocupações do dia a dia. E não frequentamos mais os cultos para cultuar nosso Deus, levar adoração, um sacrifício de louvor à ele, e ouvi-Lo falar sobre o Reino. Vamos para que Ele nos conte mais e mais sobre nosso futuro, como se estivéssemos indo a uma cartomante. Não abrimos nossas bíblias para procurar aprender sobre o Reino, e sim na esperança de que “caia” em um versículo que resolva nossa vida material, como se estivéssemos lendo o horóscopo.

Ora, estamos buscando o Reino ou estamos buscando o material?

Poderíamos ter uma vida rica dos mistérios e dons de Deus e cheia do Espírito Santo, mas perdemos essa oportunidade ao buscar apenas o que é material, o que é visível. Chegaremos ao fim das nossas vidas, seremos salvos sim, não pelas nossos atos mas pela Graça de Deus (Efésios 2:8), mas teremos perdido a chance incrível de ter sido usados por Deus nesta terra.

É por isso que Jesus disse aquelas palavras. É por isso que Ele garantiu o nosso suprimento material: para que fossemos livre para nos enriquecer dos tesouros dos céus. Mas nós, em nossa ansiedade, ainda conseguimos reverter isso e vivemos “brigando com Deus” por cada pedaço de pão, como se Ele não fosse o nosso pai e não fosse suprir nossa necessidade.

Pois Ele é sim o nosso Pai. Ele é o nosso provedor. Ele suprirá toda a nossa necessidade. Somos livre para buscar o Reino. Use a sua liberdade, não se prenda com as algemas das preocupações, da ganância, da ambição desmedida, do consumismo…

Seja livre para buscar o Reino, porque o resto Ele já nos acrescentou.

Anúncios

E você? O que pensa sobre o assunto? Comente abaixo e enriqueça a discussão!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s