Vários tipos de provações retratadas pela Bíblia

DAS HISTÓRIAS DE PROVAÇÕES retratadas pela Bíblia, a de Jó certamente é a mais famosa, e também a mais intrigante, e por que não dizer assustadora: nem mesmo os estudiosos conseguem afirmar porque Jó teria que ter passado por tudo o que passou.

Mas a Bíblia conta outras muitas historias de provações que pessoas tiveram que enfrentar por diversos motivos.

Sansão, por exemplo, passou pela chamada “prova da desobediência”: só enfrentou as dificuldades que enfrentou porque foi desobediente aos mandamentos do Senhor.

Já Daniel, Sadraque, Mesaque e Abidinego sofreram provações por causa de sua obediência: mesmo em terra estranha eles se recusaram a negar o Senhor e se prostar diante da idolatria daquele lugar.

Na vida de Abraão, a prova serviu para que ele provasse sua fidelidade e sua fé em Deus, quando o próprio Senhor pediu seu filho Isaque em sacrifício.

Já apóstolos como Pedro e Paulo, e profetas como Elias passaram provações pelo amor à obra de Deus e pela suas missões em pregar a Palavra da salvação.

Mas ninguém foi tão provado como o próprio Cristo, que assumiu sobre si a nossa sentença de morte, carregou sobre si as feridas e maldição que eram para ser nossas. Mesmo sendo o Verbo divino, foi tentado, perseguido, crucificado, injustiçado. E o nossos amado Jesus foi provado dessa forma para que um dia pudéssemos estar em lugar onde não teremos que passar pelas lágrimas e dores das provações.

Mas esse dia ainda não é hoje, e esse lugar não é aqui. Nesta terra ainda estamos sujeitos a todos os tipos de provações citados acima, e a outros tantos mais. Mas nunca devemos nos esquecer que mesmo sendo “entregues para o matadouro” todos os dias, somos mais do que vencedores por causa dAquele que nos amou, e passou a pior das provações em nosso lugar para que um dia tivéssemos o direito de nunca sermos provados, e sim aprovados.

Anúncios

E você? O que pensa sobre o assunto? Comente abaixo e enriqueça a discussão!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s