Um texto especial para você, Auxiliar de jovens e menores

AUXILIARES DE JOVENS E MENORES: para quem não sabe, são estes moços e moças os encarregados de cuidar das crianças nas reuniões de jovens e menores na Congregação Cristã no Brasil. Se você que está lendo pertence à outra denominação, eu tenho certeza que deve haver uma função equivalente na sua igreja: Alguém que cuide das crianças durante os cultos.

Mas a nossa função (sim, eu sou auxiliar! Glória a Deus por esse presente lindo!) não se resume apenas a manter as crianças quietas durante os cultos. A nossa função é uma das mais importantes dentro da igreja! Não sei se você já reparou, mas nós somos a primeira pessoa dentro da igreja em que uma criança se espelha. Somos nós os primeiros a ensinar a muitas daquelas crianças a orar, lembrando que muitas delas não tem ninguém cristão em casa. Somos nós os primeiros ter que responder perguntas embaraçosas que essas crianças fazem.

Recitativo em japonês. :)
Recitativo em japonês. 🙂

 

Um dia desses, por exemplo, um pequeno chegou até a mim no meio do culto de jovens, todo preocupado:

“Jesus morreu?”

Eu respondi: “Sim. Ele morreu, e depois ressuscitou.”

Mas isso não serviu para acabar com a preocupação dele: “Ele tá morto sim. Eu passei na frente de uma igreja e vi ele morto…”

Só aí eu me toquei de que ele deveria estar falando da famigerada imagem do Jesus morto da igreja católica, que sinceramente, é uma imagem bem forte para uma criança pequena.

Enfim, no meio do culto eu tentei explica-lo que Jesus realmente havia morrido, mas que ele hoje estava vivo, à destra de Deus e que logo viria nos buscar para morar no céu com ele… Mas imaginem o que aquela criança passou naquela semana imaginando que o Deus dela estava morto na porta daquela igreja? Coitada…

Bem, o que quero dizer é que nós somos as primeiras referências daqueles pequenos. Eles não sabem o nome do cooperador de jovens, mas sabe o nosso nome. E nos observa. E quer nos copiar.

É muita responsabilidade…

E também cabe a nós irmos atrás deles: tanto aos pequenos que não podem vir sozinhos à igreja e seus pais não os podem trazer, até aos mais velhos, que muitas das vezes não ouvem o conselho do pai e da mãe por causa da “rebeldia adolescente”, mas aceita os nossos conselhos como o de amigos que somos.

É uma função linda, excelente e MUITO IMPORTANTE! Indiretamente, estamos evangelizando a todos eles, assim como fui evangelizado pelos meus primeiros auxiliares. Até hoje lembro do Douglas, André, Elenilson, Ailton e outros. Sim, posso dizer que fui em parte evangelizado por eles. Eles nunca me deram aulas de bíblia, ou folhetinhos e nada disso. Mas eles me deram amizade, me receberam com alegria, e assim não me ensinaram a Palavra de Deus na teoria, mas na prática.

Que Deus possa abençoá-los grandemente!

E que Deus possa abençoar, guiar e dar sabedoria a todos os auxiliares. E que possa conceder o desejo dos corações daqueles que sonham em um dia exercer essa linda função!

Deus abençoe a todos!

PS.: Dedico esse texto ao Marcelo Sobral, que faz tempo que está me pedindo. Deus abençoe Marcelo! (Alguém marca ele nesse texto, por favor! rsrs)

Just keep calm! ;)
Just keep calm! 😉
44 comentários em “Um texto especial para você, Auxiliar de jovens e menores

  1. LINDO TEXTO… REALMENTE NOS AUXILIARES TEMOS QUE PEDI A DEUS PARA NOS DAR O DOM DE PODER ENSINAR MESMO QUE UM POUQUINHO, OU QUASE NADA O VERDADEIRO CAMINHO….EU SOU AUXILIAR E TENHO PRAZER NO QUE FAÇO, ATENDO A PRIMEIRA FILA COM AMOR, MESMO QUE AINDA NÃO SAIBA QUASE NADA…

    Curtir

    1. Enquanto você diz: “Somos nós” eu digo “É ele”(Jesus) “A nossa função é uma das mais importantes dentro da igreja!” Cuidado auxiliar esse seu texto me parece que você esta querendo ser um pouco a mais que os outros…

      Curtir

      1. E quando eu digo “somos nós”, também digo “é Jesus”, afinal, é por Ele e em nome dEle que fazemos tudo.

        E não retiro minha opinião, não. Continuo achando que a função do auxiliar é uma das mais importantes da igreja, não pelo auxiliar em si, e nem para querer ser melhor que ninguém, mas por causa das preciosidades com as quais lidamos, ou seja, as crianças. Ter esse contato tão direto com esses pequenos que estão engatinhando na graça faz do trabalho de um auxiliar algo muito importante. Uma grande responsabilidade.

        Obrigado pela opinião. Deus abençoe!

        Curtir

  2. Sou auxiliar e não tenho palavras para agradecer a Deus por esse presente maravilhoso,não vejo a hora de chega domingo para mim pode abraça aqueles anjos que por muitas vezes estou provada elas vem me abraçam.Naquele hora Deus vem e me liberta e enche meu coração de alegria

    Curtir

  3. Pela misericórdia de Deus, eu tbm auxilio na casa de Deus. E digo com certeza, ser auxiliar, muitas vezes pesa mais do que ser o cooperador da mocidade. Mas agradeço a Deus que, na prova que eu passei, ser auxiliar me manteve de pé…
    Deus abençoa a todos!!!

    Curtir

  4. Levo meu filho nos domingo de manhã na comum do meu bairro, e não vejo os auxiliares fazer nem metade do que esta aqui. Ficam sentados e so auxiliam no recitativo e nem todas as crianças recitam. Ate penso em mudar de comum. Desculpe somente um desabafo pois não muda ja estou a um tempo.

    Curtir

    1. Paz de Deus, irmã Paty!
      Infelizmente sempre haverá os dois lados: os que fazem e os que não fazem. Até por isso é importante falarmos desse assunto, para conscientizar esses jovens sobre o dom e a oportunidade incrível que eles têm em estar tão perto dessas crianças.

      Eu mesmo, por causa do meu emprego, estou mais ausente nas reuniões de jovens, mas Deus sabe de todas as coisas, não é?

      Deus abençoe pelo comentário!

      Curtir

  5. A paz de Deus meu amados irmãos auxilaires de jovens e menores! é com muita satisfação que venho através desta, comentar a esse assunto tão relevante!.voces auxiliares de jovens,realmente não estão apenas a levar as crianças a recitar,e sim leva-las a conhecer tao grande comissão que o senhor nos ordenou: ide por todo o mundo e pregai o evangelho a todo a criatura, obs e ensinando-as a guardar tudo que vos tenho ensinado,essa é a missão que Deus confiou em vocês auxiliares de jovens,de ensinar a eles ,um bom comportamento na reunião,ensinar a horar pai e mãe,ensinar a reconhecer o lugar em cuja presença estão sentados,e que reunão de jovens é uma verdadeira escola,onde pode ser inserida uma personalidades cristã,e não religiosa,como esta escrito: toda escritura inspirada é proveitosa para ensinar,corrigir,redarguir,e para instruir em justiça;para que o homem de Deus seja perfeito,e perfeitamente instruido para toda boa obra,uma coisa é verdade!! ensina o menino no caminho que deve andar,ainda que venha a envelhecer não se desviará dele.Deus abençoe!!

    Curtir

  6. Ahhhhhhhh! Sou auxiliar de jovens á 2 anos. Por grande misericórdia de Deus.
    E já vi de tudo. E só de ouvir aquelas criancinhas lindas indo recitar e falando tudo erradinho do jeitinho delas, liberta minha alma!
    Não somos nada, estamos aprendendo ainda… Mas nas nossas rdj procuro levar as crianças na frente mesmo as que não sabem nem falar. E elas amam!
    E quando me chamam de tia? Eu me derreto hauhau *-*
    Enfim, ser auxiliar de jovens é amar todas aquelas coisinhas lindas de uma só maneira.

    Venham congregar aqui quando Deus preparar. Buri SP, interior.
    A paz de Deus com todos.

    Curtir

  7. eu me sinto feliz, ao lados daquelas crianças ate a provas vao eenbora , esta perto das crianças é um privilegio para mim, eu sei que auxiliar nao se trata só das crianças . mais cada vez que auxilio me sinto abençoado pelo senhor cada vez mais. Deus abençoe a todos.

    Curtir

  8. Ser auxiliar é uma benção realmente dada por Deus, pois como o vc mesmo sitou no texto é através dos nossos exemplos que veremos o futuro das crianças do Senhor. #SOUFELIZPORSERAUXILIARNACCB

    Curtir

  9. A PAZ DE DEUS……………….. Sou auxiliar a uma semana e to amando ajudar esses cordeirinhos e isso eh um privilegio e honra pra mim, amo todos eles, quando alguns faltam axo tao ruim gosto de todos juntinhos ali recitando, todos ali cantando e testemunhando…….. #AMO ESSE CARGO QUE GANHEI <3AUXILIAR.DE.JOVENS.E.MENORES

    Curtir

  10. Olha eu aqui!!!
    Realmente é um texto lindo e um cargo maravilhoso que Deus entregou em nossas mãos…Tenho 8 anos de auxiliar, Deus me presentou ainda com 14 anos e nesses oito anos já vi muita coisa, muita obra…É um privilégio e honra vc auxiliar os jovens e crianças e ao ver seus amigos se despedindo e agradecendo a DEUS pelo auxiliar é lindo e dar vontade de chorar…Chorar de alegria…Chorar de saudade daquele teu amigo que venceu as tentações e guerras da mocidade…Sei que um dia vou ter que me despedir do meu cargo, DEUS me disse que vai ser logo, mas sei também que vai ficar um vazio e uma saudade, mas uma saudade preenchida de alegria por ter tido a oportunidade de vivenciar os melhores anos da minha vida…Passar a minha adolescência e chegar a vida adulta não é fácil, mas com a ajuda de DEUS e a mocidade tudo fica fácil….

    Bruno, DEUS QUE TE ABENÇOE…E tá na hora de vc contar o teu testemunho, né…Sua conversão e recebimento do cargo.

    Curtir

  11. Sou auxiliar a dois meses…..E ja vi tanta coisa.ser auxiliar não é só entregar recitativo…..ser auxiliar vai alem …
    é ser espelho de toda mocidade…..desde a menor menininha até as mães que as levam la…
    é enxergar o que a mão nao consegue……é aconselhar o que elas nao conseguem perguntar em casa….
    é um cargo maravilhoso….
    eu sou grata a Deus por ter me escolhido pra trilhar esse caminho….

    Deus abençoe a tds

    Curtir

      1. Não vejo assim. Não considero algum cargo como “o menos importante”. Tudo o que se faz para Deus é importante.

        Só estou ressaltando aqui a importância e a responsabilidade inegável de lidar com crianças. Assim como a profissão de professor, por exemplo, é uma das mais importantes na sociedade, o que não diminui o faxineiro do banheiro público, entende?

        Curtir

      2. Faz um teste pergunte para o seu ancião: “Se o ministério de ancião é o mais importante da igreja!” DUVIDO que ele vai responder que é!

        Curtir

  12. Pergunte ao seu ancião se ele acha que o ministério dele o mais importante da igreja! Eu DUVIDO que ele vai responder que é! Me perdoe pelos meus comentários mesmo porque eu e você estamos errados! O ministério mais de uma vez disse que não é para ficar falando da CCB na internet! Ore por mim para eu ser menos critico e manter a minha linguá e meus dedos “calados” que eu vou orar por você!

    Curtir

    1. Então irmão. Acho que houve algum equivoco no entendimento do texto. Não tive como objetivo humilhar as outras funções dentro da igreja, mas sim ressaltar para os auxiliares a importância da função que eles exercem. Não se trata de uma corrida para saber quem tem a melhor função, até porque sabemos o que Jesus mesmo disse sobre os que se acham os “maiores do reino dos céus”.

      Mateus 18:6 diz: “Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar”. Olha só a responsabilidade de quem lida diretamente com crianças. O irmão do banheiro também lida com crianças, assim como o porteiro, o cooperador… Mas como disse no texto, é para nós que eles vem fazer todo o tipo de pergunta, que muitas vezes não tem coragem de fazer para os pais, ou então não fazem para os pais porque eles não são cristãos. E cabe a nós responder e dar exemplo. Uma criança talvez nem perceba a condita do irmão do banheiro na rua, mas se ver um auxiliar de jovens brigando na escola, por exemplo.. Pode ser muito danoso.

      O texto fala sobre isso, sobre responsabilidades.

      E eu não estou falando sobre CCB, nem criticando e nem elogiando. O texto, na verdade, é sobre evangelização de crianças, que é a função do auxiliar.

      Ore sim por mim, irmão. E não cale seus dedos e línguas, não. Apenas ore por mim. Que Deus te abençoe.

      Curtir

  13. Amei esse texto, sou auxiliar também, da Congregação Cristã do Bairro Liberdade em Rio Verde – GO. Tenho uma grande amizade com meus meninos, e sei bem o que é tudo isso que você escreveu. Deus te abençoe!

    Curtir

  14. Eu sou auxiliar de jovem pela graça de Deus amo o que faço ….gostei do seu texto ….ao qual você escreveu com detalhes que as crianças ou jovens se espelho em nos……..uma vez uma crianças de 5 anos chegou comigo e me disse eu não quero mas recitar com a crianças ……eu não sou mas criança quero recitar junto com as moças por que eu já sei ler e o Senhor Jesus me ensinou …..estou vindo falar com você porque lhe adimiro muito pelo carinho que tem por nós pela atenção você é diferente das outras auxiliar daqui elas não querem me dar os recitativos ….para recitar com as jovens ……a última e você que pode me entender ……eu fui e dei será que ele num ficou feliz estava triste e saiu alegre contente …..eu entendi o que essa criança quis dizer que já estar crescendo ….quando foi o próximo domingo ela recitou …….fiquei contente …..todo domingo que ela me ver me abraçar amo auxiliar os anjinhos de Deus ………e levar essas crianças para testemunhar e muito lindo ……mesmo ……através disso o Senhor tem me libertado das minhas provas tem me dádo força a cada dia …..
    A Paz de Deus …..

    Curtir

    1. Sei bem como é isso Juliana… Sempre tem aquele menininho de 4 anos q quer recitar com os mais velhos, e a gente vai la e coloca ele na fila dos mais velhos e fica falando pra ele repetir… A satisfação dos pequenos.. recompensador 🙂

      Deus abençoe pelo comentário!

      Curtir

  15. Acabei de descobrir que serei auxiliar de jovens, nossa que emoção e ao mesmo tempo medo, mais vendo esse comentários vi que é uma parte muito bonita e importante na obra de Deus, quero fazer o meu melhor, na minha comum nem todos os auxiliares realmente cumprem com seu dever, mais peso a Deus que possa me dar sabedoria tanto pra mim e meus antigos auxiliares, para que assim possamos fazer o melhor possível para agradar a Deus nesta parte. A Paz de Deus !!!

    Curtir

E você? O que pensa sobre o assunto? Comente abaixo e enriqueça a discussão!

