Morra para o pecado, antes que ele te mate!

ISSO MESMO! É morrer ou morrer!

Ligue a tv, fique uma hora assistindo um desses telejornais e veja quantas pessoas foram mortas pelo pecado ainda ontem!

Assassinatos, estupros, roubos, prisões, guerras… Quantas vidas ceifadas! Quantos “futuros” morrem a cada criança ou adolescente morto, ou preso! Quantos dos nossos jovens poderiam estar estudando e conquistando coisas incríveis para suas próprias vidas, para as vidas de suas famílias e até mesmo para o nosso país, mas estão mortos, ou trancafiados em prisões. Ou nas “cracolândias” da vida?

Quantos artistas e atletas –  talentos incríveis – que hoje estão mortos ou viciados no álcool, nas drogas, ou estão estão presos?

Quem se lembra da Amy Winehouse, morta aos 27 anos por causa das drogas? Ou do ex-goleiro Bruno, preso por ter sido responsabilizado pela morte da modelo Eliza Samúdio? Grandes talentos ceifados pelo pecado.

E poderia ficar aqui por horas lembrando mais e mais casos. Certamente você conhece um. Até mesmo no seio da sua família.

Bem, já falamos aqui que para todo pecado existe um perdão, mas se você não quer mais ser escravizado pelo pecado, você  tem que morrer para ele!

E a única forma de matar o pecado é matando o “homem velho”, para que nasça em você o “homem novo”. É necessário que morra as vontades da carne, e que seja dada vida as vontades do espírito.

É necessário renascer.

Na Bíblia, no evangelho de João, conta-se a história de Nicodemos, um fariseu (chefe espiritual dos judeus) que, na calada da noite, foi procurar a Cristo para saber mais sobre as novas ideias que Ele pregava ao mundo.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
João 3:3-7

Quando Jesus disse “carne”, Ele estava falando das nossas vontades humanas, vontades animais, instintivas. Vontades essas que Paulo citou quando escreveu à igreja da Galícia:

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias (contendas), emulações (rivalidades), iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
(Gálatas 5:19-21)

São através dessas obras que matamos, traímos, roubamos, caluniamos e provocamos todo o tipo de mal. Mas como Jesus disse, é necessário nascer de novo. Matar a carne e vivificar o Espírito de Deus em nós, e juntamente com Ele, suas obras:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo (alegria), paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.
(Gálatas 5:22-23)

E o batismo é o simbolo máximo da morte do velho homem e nascimento do novo homem.

Há muitas pessoas que estão na igreja, mas ainda praticam tudo o que o “velho homem” pratica. E tem medo de batizar por não se achar preparado ao olhar para as suas obras, seus vícios e seus costumes. Olha, a melhor coisa que você pode fazer é dar esse passo definitivo para Cristo, matando o velho homem e dando vida ao novo homem, matando a carne e dando vida ao Espírito. Pois você jamais conseguirá “se limpar” sozinho. Não pense que você tem que parar de beber para seguir a Jesus. É exatamente o contrário. Você precisa tomar a decisão de seguir a Jesus, e só assim você terá forças para largar esse vício.

Por outro lado, existem pessoas que já são batizadas e ainda não conseguiram se livrar das amarras do pecado. Saiba que o batismo é apenas um “simbolo” da morte do velho homem e do nascimento do novo homem. É como se você estivesse assinando um contrato. Um contrato é apenas um documento que prova as obrigações dos envolvidos, não é? O contrato em si não fará nada, e sim que m assinou o contrato é quem tem que fazer o acordo valer. O batismo é a mesma coisa: o batismo em si não tem o poder de salvar ninguém, cabe a você fazer valer o compromisso que você assumiu com Deus, “matando” o velho homem ao negar as obras da carne que citei acima e dando espaço para os frutos do Espírito também citados acima.

Está tudo em suas mãos. A força vem de Deus, mas a decisão é só sua.

Anúncios

2 comentários em “Morra para o pecado, antes que ele te mate!

    1. A Paz de Deus Natalia.

      A Bíblia, aceita por nós como a Palavra de Deus, e livro-base para o cristianismo, em diversos pontos condena a prática homossexual, considerando-a pecado, como no texto encontrado no livro de Aos Romanos, capítulo 1, principalmente nos versículos 26 e 27.

      Em outro texto, o próprio Deus dá uma definição clara ao primeiro casal – Adão e a Eva – do que é considerado casamento por Ele mesmo:

      “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. (Gênesis 2:24)”

      É nisso que nós, cristãos, acreditamos.

      Mas é necessário separar uma prática qualquer e o ser humano que a pratica. “Homossexual” é uma coisa. “Homossexualidade” é outra. Homossexualidade é uma prática, e o homossexual é um ser humano. Enfatizo isso para que possamos entender a visão de um Deus que por Jesus Cristo condena uma prática, mas ama e quer salvar o “praticante”.

      Entendo que é perfeitamente aceitável questionar qualquer tipo de prática. Seja a homossexualidade, seja o cristianismo. Isso não é nada mais que o direito de livre expressão que todos nós temos neste país, não é? Mas, entenda: temos o direito de questionar, concordar, discordar de uma prática qualquer; mas não temos o direito de discriminar, humilhar a pessoa que pratica qualquer tipo de ato.

      Logo, ao contrário do que muitos pensam, o cristianismo e a Bíblia NÃO RESPALDA qualquer tipo de discriminação e intolerância. A partir da Bíblia podemos entender que o próprio Deus nos dá livre escolha para decidirmos os rumos de nossas vidas. Se, na Bíblia, você ler os Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), você verá um Jesus que questiona muitas das práticas humanas, mas você não encontrará um Jesus que “impõe” verdades arbitrariamente, ou então um Jesus que discrimina, ou humilha. Muito pelo contrário: muitos que procuravam Jesus ouviam as seguintes palavras da boca do Mestre: “A tua fé te salvou”. O que isso significa? Isso quer dizer que a própria pessoa tomou a iniciativa de procurar uma mudança de vida através de Jesus, movida pela fé gerada ao ouvir as palavras do Filho de Deus.

      Assim funciona a Graça de Jesus: você ouve a palavra, que muitas das vezes confronta “verdades” cujo você sempre acreditou. Se você crer nas palavras de Jesus e abrir seu coração, Ele trabalhará e mudará em você tudo aquilo que for necessário, de acordo com Sua Palavra. Não se trata de regras e dogmas religiosos, e sim da mudança que o próprio Jesus promove na vida daqueles que aceitam Sua Palavra.

      Por isso, não faz sentido agirmos de maneira discriminatória contra homossexuais ou qualquer outro grupo. Cabe a nós pregarmos a Palavra, por mais que ela muita das vezes fira nossas convicções. E se alguém “abrir as portas do seu coração para Jesus”, então ele entrará e providenciará o resto.

      Eu sei que nem todos os cristãos pensam assim. E muitos – inclusive nos meios de comunicação – pregam palavras totalmente diferentes, palavras que beiram a intolerância. Mas humildemente afirmo que essa é a visão bíblica sobre o assunto: um Deus que nega o pecado, mas quer abraçar o pecador, e que não incentiva a discriminação, mas sim a pregação e o ensino da Palavra, e que te dá a livre escolha de crer ou não.

      Muito obrigado, Natália. Deus te abençoe. (Me perdoa pela demora em responder. Não tenho entrado por aqui ultimamente, rs)

      Fique na Paz de Deus.

      Curtir

E você? O que pensa sobre o assunto? Comente abaixo e enriqueça a discussão!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s