Muralha do antigo castelo próximo.

Por que Israel teve que esperar o sétimo dia para rodear as muralhas de Jericó ?

Há algum tempo eu me peguei fazendo essa questão para mim mesmo. Por que Israel teve que esperar o sétimo dia para rodear as muralhas de Jericó? E por que rodeá-la 7 vezes?

Tá lá, em Josué 6:

Então disse o Senhor a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos.
Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.
E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.
E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente. (Josué 6:2-5)

A Palavra é bem clara: “tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos”. Ou seja, foi Deus que deu aquela terra a Israel. As muralhas não caíram nem por causa das buzinas, nem dos gritos. E sim porque Deus derrubou.

Se Deus iria derrubá-la, então por que não derrubou logo? Por que esperar o sétimo dia? Por que, depois disso, rodeá-la 7 vezes?

“Deixe de ser chato, Bruno! #Aff…”

Mas, sabe o que é bom? É que a Deus, você pode questionar. E sabe por que? Porque Ele te responde!

Quando se está na presença de Deus, não há uma dúvida sua que não fique sem resposta!

E com o tempo, Deus foi me fazendo entender tudo isso…

Se você ler Josué 6, verá que durante os 7 dias, Deus exigiu uma certa lógica, que deveria ser respeitada por todos ali:

Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca até ao dia que eu vos diga: Gritai. Então gritareis.
E fez a arca do Senhor rodear a cidade, contornando-a uma vez; e entraram no arraial, e ali passaram a noite.
Depois Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes levaram a arca do Senhor.
E os sete sacerdotes, que levavam as sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do Senhor, iam andando, e tocavam as buzinas, e os homens armados iam adiante deles e a retaguarda seguia atrás da arca do Senhor; os sacerdotes iam andando e tocando as buzinas.
Assim rodearam outra vez a cidade no segundo dia e voltaram para o arraial; e assim fizeram seis dias. (Josué 6:10-14)

Só podia gritar quando Josué mandasse. Quando Josué não mandasse, tinha que haver silêncio. Tinha que fazer a arca rodear a cidade de Jericó uma vez, e depois entrar de novo no arraial: de madrugada (perder o sono? imagina…), Josué e os sacerdotes (apenas eles) levantavam, levavam a arca e as buzinas e rodeavam a cidade, tocando as buzinas. E repetir isso durante os 6 dias.

Um método engenhoso!

Agora, imagina só Josué tentando explicar tudo isso para o povo, para que o povo fizesse tudo isso certinho, sem erros. E ainda convencer o povo todo de Israel de que se eles fizessem isso direitinho, Deus derrubaria aquela muralha.

Imagina só isso?

Convencer todos os incrédulos no meio do povo, convencer até as crianças de que elas tinham que ficar ali, sem dar um ‘piu’… por 6 dias.

Imaginou?

Sabe o que Deus tava fazendo ali, com aquele povo?

Deus estava testando a fé daquele povo!

Pois o mais difícil ali não era ficar em silêncio, ou rodear a cidade de madrugada, ou carregar a arca. O mais difícil ali era ter e manter a fé necessária para continuar fazendo tudo aquilo e acreditar tudo aquilo tinha um propósito.

Bem, nem precisa dizer que Israel foi aprovada naquela prova, né?

E sucedeu que, ao sétimo dia, madrugaram ao subir da alva, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; naquele dia somente rodearam a cidade sete vezes.
E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos tem dado a cidade.
[…]
Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade. (Josué 6:15-16,20)

Em sete dias, aquele povo teve que fazer aquilo que eles nunca tinham feito no Egito: exercitar a sua fé.

Bem, assim Deus me fez entender o mistério dos 7 dias e das 7 voltas do muro de Jericó. E também me fez entender outros tantos mistérios da minha vida (e tenho certeza que são os mesmos da sua…).

As vezes, aquilo que parece ser tão simples de repente fica tão complicado. O que está perto parece ficar tão longe. E a luta parece ser tão árdua, e a prova parece não ter fim, e o inimigo se levanta pra tentar impedir nossa vitória…

É Deus testando a nossa fé… Pra ver se a nossa fé dura os “7 dias”.

Por que querer ser abençoado, todos querem. Mas aí Deus testa a fé, pra ver quem quer MESMO ser abençoado.

O segredo daquele povo foi PERSISTIR. Guardou a fé por 7 dias, e venceu.

Essa Graça não é do mais sábio, e nem do mais forte, mas é daquele que persiste e tem fé.

“Pela caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.” (Hebreus 11:30)

 

 

9 comentários sobre “Por que Israel teve que esperar o sétimo dia para rodear as muralhas de Jericó ?

  1. ola queridos e amados ermaos meu nome e jaeder candido da rocha querro aqui deichar o meu testemunho pois estava diante de uma grandi muralha isto e para mim mas como nosso amado deus tem nos prometido eu fis um proposito com deus asim como eli falou a josue e deu a eli aquelis requisitos e si foci ezecutado minuciosa mente como deus avia lhi ordenado deus daria aquela cidade em suas maos e isto acomteseu minuciosamente pois bem asim aconteseu comigo para a gloria de Deus rodei por 6 dias em volta do poblema e orando a Deus e no 7 dias as 7 voltas e Deua mi ouviu e mi deu a vitoria hoji estou felis e grato a meu Deus pois so ele fas esta maravilhas si vc esta com algo que lhi afriji fassa isto crendo e com fe e veras uque deus vai fazer por vc aleluia mas lebri tem que ser do jeito que deus lhi ordenar amem

  2. ola amada paz do senhor muito bom seu comentário, só que o povo de ISRAEL, deram 13 voltas nas muralhas de jericó e não 7 como a amada diz, 6 dias, uma volta cada e no sétimo 7 voltas, 7+6 = 13, a maioria dos pastores e pregadores pensam que o povo deu apenas 7 voltas mas não estão enganados o povo deu 13 voltas, fica na paz espero ter ajudado um pouco a esclarecer os fatos.

  3. olá pessoal, vcs precisam observar este evento como uma campanha militar, josué precisava exterminar aquela cidade e td que tinha vida nela, td que ocorreu em jericó foi uma extratégia militar, provida de mta sabedoria aplicada por josué. todo o barulho, as marchas, foram utilizados para confundir os moradores da cidade, enquanto isso os soldados israelitas iam se infiltrando pela janela de raab localizada pelo cordão vermelho e ao toque dos chifres de carneiro no sétimo dia os soldados puseram muralha a baixo, jericó foi só a primeira dentre outras cidades de canaã a serem destruidas assim como Betel, Ai, etc, houve mt derramamento de sangue, não era somente chegar e habitar canaã, blz pessoal!

  4. Bom a Biblia diz que o povo tinha fazer sua parte. QUE PARTE.
    OBDCER.uma vez que a a ordem era rodear que o muro caia entao nao vamos espiritualizar a açao para a qual o homem tinha que executar Deus mandou o povo so rodear, o resultado viria atraves da obediencia ;pois se Deus quisesse derrubar o muro nao precisaria da açao humana diretamente
    entao temos certeza que a marcha do povo ao rodear o muro fez com que a terra em baixo do muro ruissem os alicerces e cedessem ao ponto do muro em vez de cair entrar na terra.logo Deus sabia que depois das voltas esse era o resultado.assim simples

    • Amado Paulo Nunes, vc foi muito feliz no seu comentario, só mesmo quem tem o dom da palavra da ciencia para interpretar assim a passagem….e isso é fato! Foi implosão porque se assim não fora muitos Israelitas sairiam feridos, e o nome do Senhor seria escandalizado, quanto ao fato de que ao rodear fez com que ruissem as estruturas vc tambem foi muito feliz.

    • Exatamente, Juarez. Obediência.
      Mas a obediência vem pela fé. Você só obedece aquele quem você crê. Se você não crer em quem deu a ordem, você não obedece.
      Obviamente existe uma questão cientifica, realmente a marcha de milhares de pessoas em volta de um muro pode ter enfraquecido seus alicerces, ou então qualquer outra explicação científica pode ser dada (Engenheiros, algum por ai para nos ajudar?). Mas isso não diminui a fé daquele povo, e nem a ação divina naquele episódio.
      As pessoas costumam confrontar ciencia e fé, mas elas na verdade não brigam, e sim caminham juntas. Por exemplo: quando se está enfermo, devemos esperar uma cura milagrosa ou ir ao médico e fazer o tratamento com remédios? Há quem ache que apenas a primeira opção é milagrosa, e a segunda não, por se tratar de uma intervenção científica, mas na verdade ambas são milagrosas e envolvem fé, pois o doente foi persistente em crer que poderia ser curado.

      Questão pertinente levantada por você, Juarez. Que Deus te abençoe.

  5. Quero que os irmãos então me expliquem, o porque que só a casa de Raabe ficou de pé?
    Se foi por consequência da marcha do povo, não teria que vir a baixo todo o muro?
    Quanto ao tecido vermelho, será que a casa de Raabe era tão grande assim para caber tantos soldados? poderia fazer outras perguntas, mas vou ficar por aqui lamentando a falta que faz uma E.B.D. E me lembrando das palavras de Jesus.
    Errais, não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus.

E você? O que pensa sobre o assunto? Comente abaixo e enriqueça a discussão!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s