Esquemas de Pirâmide: como identificar?

Se vc tem frequentado cultos na Congregação Cristã no Brasil regularmente neste ano (2013), ou em anos anteriores, já deve ter ouvido este ensinamento sobre esquemas de pirâmide:

CORRENTES E PIRÂMIDES DA FELICIDADE

“Pirâmides”, “Correntes da Felicidade” ou outras novidades semelhantes, são procedimentos que estão se alastrando, prometendo dinheiro fácil aos participantes. Não devemos participar nem nos envolvermos nessas coisas.

78ª ASSEMBLÉIA – 2013 – RESUMO DE ENSINAMENTOS

Particularmente, gosto muito do cuidado e do zelo que o Ministério da CCB com a irmandade. Não é em todo o lugar que se vê isso.

Mas, o que é um esquema de pirâmide, e como sei se estou sendo envolvido em um?

Bem, não sou nenhum especialista nisso, e não seria leviano em afirmar que o negócio no qual vc participa se trata de uma pirâmide (apesar de lembrar agora da situação de muitos conhecidos, e ter quase certeza de que eles estão sendo enganados… Só Deus pra guardar! 😦 ), mas andei dando uma pesquisada sobre o assunto, e trouxe aqui algumas coisas que é bom que vc leia – caso ainda não tenha o feito.

Segundo o Wikipédia, trata-se de “um modelo comercial previsivelmente não-sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis.”

O Wikipédia também diz: “O esquema de pirâmide pode ser mascarado com o nome de outros modelos comerciais que fazem vendas cruzadas tais como o marketing multinível (MMN), que são legais. A maioria dos esquemas em pirâmide tira vantagem da confusão entre negócios autênticos e golpes complicados, mas convincentes, para fazer dinheiro fácil. A ideia básica por trás do golpe é que o indivíduo faz um único pagamento, mas recebe a promessa de que, de alguma forma, irá receber benefícios exponenciais de outras pessoas como recompensa. Um exemplo comum pode ser a oferta de que, por uma comissão, a vítima poderá fazer a mesma oferta a outras pessoas. Cada venda inclui uma comissão para o vendedor original.

Claramente, a falha fundamental é que não há benefício final; o dinheiro simplesmente percorre a cadeia, e somente o idealizador do golpe (ou, na melhor das hipóteses, umas poucas pessoas) ganham trapaceando os seus seguidores. As pessoas na pior situação são aquelas na base da pirâmide: aquelas que assinaram o plano, mas não são capazes de recrutar quaisquer outros seguidores. Para dourar a pílula, a maioria de tais golpes apresentará referências, testemunhos e informações.”

Outro trecho: “Os principais identificadores de um esquema em pirâmide incluem:

  • Vendas efetuadas num tom exagerado (e algumas vezes incluem brindes e promoções).

  • Pouca ou nenhuma informação dada sobre a empresa (a menos que se queira comprar os produtos e tornar-se um participante).

  • Promessas vagamente enunciadas sobre rendimentos potencialmente ilimitados.

  • Nenhum produto real ou um produto que é vendido por um preço ridiculamente acima do seu real valor de mercado. A descrição do produto feita pela empresa é bastante vaga.

  • Um fluxo de renda que depende prioritariamente da comissão recebida pelo recrutamento de novos associados ou produtos adquiridos para uso próprio, em vez de vendas para consumidores que não são participantes do esquema.

  • A tendência de que só os inventores/primeiros associados tenham alguma renda real.

  • Garantias de que é perfeitamente legal participar.”

A DIFERENÇA ENTRE O LEGITIMO MARKETING MULTINÍVEL E OS ESQUEMAS DE PIRÂMIDE

A principal distinção entre estes esquemas e negócios legítimos de Marketing Multinível (MMN) é que no segundo caso, uma renda palpável pode ser obtida somente das vendas de produtos ou serviços associados aos consumidores que não estão associados ao esquema. Embora alguns destes negócios de MMN também ofereçam comissões pelo recrutamento de novos membros, isto não é essencial para a operação bem-sucedida do negócio por qualquer membro individual. Nem a ausência de pagamento pelo recrutamento de novos membros significa que um MMN não é a fachada para um esquema em pirâmide. A característica primordial é se o dinheiro vem basicamente dos próprios participantes (esquema em pirâmide) no caso de produto. Se for serviço o produto oferecido, este precisa ser mantido em dia com pagamento mensal dos associados. Ou se o dinheiro das vendas de produtos ou serviços para consumidores que não participam do esquema (MMN legítimo).

O Marketing Multinível (MMN) funciona recrutando pessoas para vender, divulgar ou consumir um produto. Recebe comissão em forma de bônus quem recruta pessoas para vender ou representar seus produtos, como seus “downlines” (ou “parceiros de negócio”). Pode ser exigido dos novos associados que paguem pelo treinamento/material de propaganda, ou que comprem uma grande quantidade dos produtos para o sistema que irão vender. Um teste de legalidade utilizado amiúde é verificar se o MMN ou empresa em questão obtém pelo menos 70% de sua renda de vendas a varejo para não-membros.

O QUE A LEI BRASILEIRA DIZ SOBRE ESQUEMAS DE PIRÂMIDE

No Brasil, a lei n. 1.521, de 26 de dezembro de 1951, que trata dos crimes contra a economia popular , dispõe em seu art. 2º, inciso IX, que constitui crime contra a economia popular, punível com 6 meses a 2 anos de detenção, “obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (“bola de neve”, “cadeias”, “pichardismo” e quaisquer outros equivalentes)”.

Bem, eu não sou nenhum especialista para afirmar se a empresa para qual vc trabalha é participante de esquemas de pirâmide, mas se eu desconfiasse de alguma empresa, eu tomaria as seguintes providências:

  • Buscaria mais informações na internet, não em blogs/youtube (pois sabe-se que essas quadrilhas podem pagar por postagens em blogs para parecer ser algo legal), mas em sites de noticias conhecidos, onde as informações são verídicas.

  • Buscaria informações em orgãos especializados, como Procons, Ministério do Trabalho, Ministério da fazenda e outros orgãos do gênero, por exemplo.

  • Buscaria a orientação de um advogado para saber se essa empresa já está respondendo algum processo na justiça.

Aqui, vão algumas imagens que explicam de forma “desenhada” esse esquema. Veja se vc consegue identificar essas características no negócio onde vc está envolvido:

esquema_ponzi Como-Nascem-e-Desabam-as-Pirâmides-Financeiras piramide_insustentavel piramide - 2

Vigiai, irmandade! Desconfie de tudo aquilo que pareça ser muito bom e que dê muito dinheiro, pois sabemos que nos dias de hoje, a realidade é suar muito para ganhar algum…

Que Deus guiem vcs!

Leia esse texto inteiro, no Wikipédia clicando aqui

Anúncios

E você? O que pensa sobre o assunto? Comente abaixo e enriqueça a discussão!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s