Eles se humilharam, perdoaram e foram exaltados: dois exemplos bíblicos

Na semana passada, escrevi sobre o maior desafio da tua (da nossa) vida. Duro, difícil, penoso… Onde temos que nos desfazer do nosso orgulho, jogar fora a nossa razão, nos humilhar até mesmo quando estamos certos… Realmente um desafio duro para todos nós, não é?

Mas realmente vale a pena voltar atrás, perdoar e até mesmo amar e se importar com quem nem se importa conosco. E o post de hoje é  justamente para mostrar que é possível sim, e vale a pena sim seguir o mandamento de Jesus. (Hey, quem sou eu pra tentar mostrar isso que vale a pena seguir a Palavra de Jesus?). Mas, vamos tentar fazer isso mostrando exemplos da própria Palavra, afinal a Palavra de Deus é completa, não é mesmo? Depois da Palavra, nem há muito o que dizer…

Então vamos lá, vamos abrir a Bíblia!

biblia
Essa é antiga hein, hahaha! Quem já teve uma dessa, levanta a mão! o/

ADÃO

Como já tratamos aqui em outro texto, Adão, que vivia só neste mundo, recebeu Eva por mulher. E Eva o traiu, o conduziu ao pecado.

Não é assim que todos dizem? Que por causa de Eva é que Adão (e todos nós) perdemos o Paraíso?

Então, por causa do erro de Eva é que Adão perdeu o que de mais valioso o homem pode ter: um relacionamento face-a-face com Deus. Então, Adão tinha todos os motivos para repudiar, recusar, abandonar Eva, não é?

Mas Adão escolheu ama-la assim mesmo. Passou por cima do pecado de Eva, dando uma das maiores provas de amor que já existiu neste mundo. E Deus os abençoou: deu a eles uma família numerosa, muitos filhos, não faltou nada a eles. Adão cumpriu o mandamento de Jesus, mesmo sem ler Mateus 5:38-44, ele obedeceu a vontade de Deus. Vc já tinha parado pra pensar nisso antes?

ESAÚ E JACÓ

Todos nós conhecemos a história: Esaú trocou a benção da primogenitura, que era vinda de Deus por um prato de comida. Ele vacilou, não é mesmo? Jacó também errou ao cobiçar aquilo que não era seu, e enganar seu próprio Pai para receber a benção. Eles erraram muito, assim como Adão e Eva erraram.

E quando Esaú estava indo ao encontro de Jacó com um grande exercito para matar ele e toda sua família, Jacó poderia poderia também ter armado um exercito, partido para a guerra! Jacó poderia ter argumentado, mostrar que ele tinha razão (será que tinha?).

Mas não. Sem tentar argumentar nada, abandonando seu orgulho, Jacó se inclinou a terra sete vezes e se humilhou perante Esaú. Pediu perdão.

E Esaú? Diante daquele gesto de seu irmão, não haveria castelo do inimigo que resistiria… O coração de Esaú amoleceu e não houve outro gesto senão perdoar.

O castelo do inimigo caiu. A paz voltou a reinar naquela família.

Serve de capa pro Facebook…

CONCLUSÃO

Às vezes, não é com bombas que vc vence a guerra. Não é gritando, batendo, xingando, se vingando… Não é fácil conter nossos instintos, eu sei, dá vontade de fazer coisas terríveis mesmo. Mas, olha para o que Adão fez, olha para o que Jacó fez. Olha a benção que eles perderiam.

Adão teria ganhado sua razão, seu orgulho, mas perdido sua família. Será que valeria a pena?Jacó tinha uma promessa de Deus sobre sua cabeça. Deus tinha um grande propósito para Jacó. Será que valia a pena trocar isso tudo pelo orgulho, pela razão?

Deus não tinha promessa na vida de Esaú, era na vida de Jacó. Talvez Deus não tenha promessa na vida do teu inimigo, do teu perseguidor, É NA TUA VIDA! Será que não vale a pena voltar atrás, assumir seus erros, pedir perdão, se humilhar? Será que não vale a pena se humilhar até mesmo quando vc tem a razão? Será que não vale a pena perdoar?

Eu olho para a vida de Adão, de Jacó e vejo que vale muuuuuuito a pena… E vc, não acha que vale a pena?

+ na Bíblia: 

Jacó rouba primogenitura de Esaú: Gênesis 27

Jacó perde perdão a Esaú: Gênesis 33

Jesus, sobre não se vingar, amar seus inimigos, e outros conselhos: Mateus 5

Anúncios

E você? O que pensa sobre o assunto? Comente abaixo e enriqueça a discussão!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s